HEUFPel
 
Logo HELogo HE
Webmail
INFORMES ADMINISTRATIVOS


BRECH SOLIDRIO DIAS 11 e 12 DE SETEMBRO
Publicado em: 08/09/2017    
EXTRACTUS ITINERANTE - 24/08
Publicado em: 18/08/2017    
REUNIO E PALESTRA GRUPO DE PELE
Publicado em: 16/08/2017    
PALESTRA: COLESTEROL - FATORES DE RISCO E PREVENO
Publicado em: 15/08/2017    
BRECH SOLIDRIO - 10 E 11 DE AGOSTO
Publicado em: 07/08/2017    
Assistncia
Hospital-Dia

O Hospital-Dia/UFPel é um sistema de internação onde o paciente passa algumas horas no hospital para tratamento de sua enfermidade, retornando às suas atividades habituais e ao convívio familiar após o seu atendimento. É priorizado o diagnóstico e tratamento de infecções oportunísticas e intercorrências clínicas relacionadas ao HIV/AIDS.

Esta forma de internação é uma alternativa à internação convencional em leito hospitalar e conta com uma Equipe Multidisciplinar e um ambiente confortável e climatizado além de dispor da infraestrutura completa do Hospital Escola.

 
arquivo_20141220210229.php

Servio de Endoscopia

Serviço de Endoscopia Digestiva e Respiratória do Hospital Escola realiza endoscopias digestivas alta, baixa (colonoscopia) e broncoscopias, tanto diagnósticas como terapêuticas, bem como retossigmoidoscopias. São realizadas ainda sessões de ligadura elástica de varizes esofágicas juntamente com a endoscopia.

Contando com um sistema informatizado, proporciona a captura de imagens dos exames possibilitando o arquivamento e a impressão em laudos médicos, além do envio direto aos médicos solicitantes.


Laboratrio de Funo Pulmonar

O Laboratório de Função Pulmonar do Hospital Escola foi criado em janeiro de 2000, com o objetivo de realizar análises da função pulmonar dos pacientes.

O exame de espirometria é bastante solicitado no pré-operatório para avaliar a capacidade respiratória dos pacientes e prevenir intercorrências.

O serviço recebeu novo espirômetro, com novas diretrizes para testes de função pulmonar. O equipamento possui diversos recursos de análises e estatísticas, capaz de proporcionar uma avaliação pulmonar completa do paciente.


Imagenologia

A Imagenologia do Hospital Escola é composta pelos serviços de Radiologia, Mamografia, Ultrassonografia e Tomografia.

Radiologia Diagnóstica atende às exigências de proteção radiológica do ambiente, reunindo uma estrutura de paredes cobertas por concreto baritado, portas com revestimento plumbífero e a sala possui comando digital e monitorização automática.

Na Mamografia, o parelho usado para realizar o exame possui acessórios importantes como o sistema de estereotaxia - equipamento que auxilia nas biópsias e agulhamentos em lesões de mama - e a alta resolução para screening, que melhoram a resolução das imagens e facilitam o diagnóstico.

A Ultrassonografia oferece um resultado preciso e detalhado, fornecendo ao médico assistente uma maior quantidade de informações detectáveis referentes à situação clínica do paciente, possibilitando mais rapidez e eficiência no diagnóstico de várias patologias.

O serviço de Tomografia funciona em uma sala totalmente adequada para o Tomógrafo e representa um grande ganho para a qualificação do atendimento aos pacientes do Hospital Escola.


Oncologia

É o único serviço de oncologia habilitado na região sul que atende integralmente pelo SUS.

Em 2007, recebeu nova habilitação, passando a funcionar como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.

O serviço de oncologia é composto por recepção, sala de espera com sanitário, farmácia de dispensação de medicamentos, consultórios médicos, sala para procedimentos, câmara de manipulação com capela de fluxo laminar e posto de enfermagem.

Os pacientes recebem um amparo integral no que diz respeito a orientações sobre direitos sociais, como transporte gratuito, seguridade social e assistência judiciária, fornecidas por assistentes sociais.

Além da equipe fixa, o serviço tem assessoria interna nas áreas de nutrição, psicologia clínica e todos os serviços de diagnóstico e tratamento, incluindo exames laboratoriais e de imagem.

 


Radioterapia

O Centro Regional de Oncologia/Radioterapia (CRO), situado na Faculdade de Medicina, é licenciado junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear e atende pacientes oncológicos da comunidade de Pelotas e região sul do Estado.

A equipe de profissionais atua no atendimento, planejamento, programação e tratamento dos pacientes oncológicos encaminhados ao CRO.

Destaca-se a atuação dos profissionais da Residência Multidisciplinar em Oncologia, que diferencia e qualifica o atendimento do CRO, dando sustentação nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Odontologia aos pacientes em tratamento.

Orientações aos Pacientes da Radioterapia
Saiba mais...

PIDI

O Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar para pacientes oncológicos – PIDI – é composto por duas equipes de médicos clínicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atendem diariamente a pacientes em suas residências.

O apoio complementar é fornecido através da atuação de assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, voluntários e auxiliar administrativo.

As visitas aos pacientes em seu ambiente familiar são feitas duas vezes ao dia, resultando em maior conforto e atenção humanizada ao paciente, além de contribuir para aumentar ativamente o número de leitos disponíveis no sistema de saúde público.

As internações são dirigidas a pessoas com diagnóstico de câncer, contemplando principalmente pacientes em fase de cuidados paliativos.

Os usuários apresentaram elevado nível de satisfação em relação ao programa devido ao caráter interdisciplinar e o cuidado permanente em ambiente domiciliar.


Ambulatrio de Especialidades

O Ambulatório de Especialidades reúne os atendimentos de Pré-Natal, Nutrição, Atendimento Pré-Operatório AnestésicoPneumologia Infantil, Reumato e Fisioterapia, mediante agendamento prévio.

Especialmente projetado, o prédio do ambulatório fica em frente ao Hospital Escola, com recepção para 50 pessoas, seis consultórios, posto de coleta para o laboratório e climatização em todos os ambientes.


Laboratrio de Anlises Clnicas

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Escola realiza exames para pacientes internados no HE, pacientes do serviço de Quimioterapia, do Hospital-Dia e pacientes em internação domiciliar (PIDI e Melhor em Casa).

O atendimento aos pacientes ambulatoriais, que antes era realizado no posto de coleta na Faculdade de Medicina, passou para o novo Ambulatório de Especialidades do Hospital Escola, assim como o atendimento dos pacientes da Oncologia.

Destaca-se a participação do Laboratório no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), no qual teve grau de avaliação “Excelente”.


Banco de Olhos

O Hospital Escola possui o único Banco de Olhos da região Sul do Estado, em funcionamento desde maio de 2006, resultado de uma parceria com o Rotary Club.

A doação de córneas é um ato fundamental para recuperação da visão de muitas pessoas. Nesse processo, o papel do Banco de Olhos é captar, conservar, avaliar e distribuir as córneas doadas para transplante, segundo as determinações do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.

A equipe realiza captações não só no Hospital Escola, mas também nos outros hospitais da região onde houver uma doação.

arquivo_20141220210455.php

Ambulatrio da Faculdade de Medicina

Localizado nas dependências da Faculdade de Medicina da UFPel, o Ambulatório oferece consultas em diversas especialidades somente a pacientes do Sistema Único de Saúde, provenientes de Pelotas e região. As consultas são agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde e os retornos gerenciados pelo próprio Ambulatório.

Entre os diferenciais do Ambulatório está o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que é referência na região no tratamento da HIV/AIDS, e o Centro de Aplicação e Monitoração de Medicamentos Injetáveis (Cammi), que atende pacientes com Hepatite C, realizando um serviço essencial para a região.

Além de oferecer serviços de qualidade à população, o espaço oferece aos alunos da Universidade um ambiente diferenciado para a prática e aperfeiçoamento da aprendizagem

Com um atendimento diversificado, o Ambulatório cumpre sua missão de assistência buscando sempre a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.


Unidades Bsicas de Sade

O Sistema de Saúde da UFPel dá suporte a quatro Unidades Básicas de Saúde: Centro Social Urbano do Areal, Areal Leste, Vila Municipal e Campus Universitário. Estas unidades são campo de estágio dos cursos da área de saúde da UFPel.

As UBS´s Vila Municipal, Areal Leste, Centro Social Urbano e o Hospital Escola participam do Núcleo de Telemedicina, com o objetivo de aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde, promover a integração dos projetos existentes com outras instituições de ensino e estimular o surgimento de projetos multicêntricos.


Melhor em Casa

Em 2012 foi criado o programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde, sediado no Hospital Escola UFPel. Com o slogan “A segurança do hospital no conforto do seu lar”, o programa objetiva ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, têm com o programa assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

O atendimento é feito por três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) - formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e assistentes sociais – e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) – formada por fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. As EMAD’s são distribuídas em: EMAD SUL – Fragata, Barragem, Centro Sul e Porto/Várzea; EMAD NORTE - Três Vendas, Areal Norte e Centro Norte e EMAD LESTE – Areal, Fátima/Balsa e Laranjal. 

O programa também tem o objetivo de ajudar a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando há indicação médica, passa a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.


CCIH
 
Localização

Rua Professor Araújo, 538 - Pelotas, RS - Brasil
Fone: (53) 3284-4900

Cadeado