HEUFPel
 
Logo HELogo HE
Webmail
INFORMES ADMINISTRATIVOS


BRECH SOLIDRIO DIAS 11 e 12 DE SETEMBRO
Publicado em: 08/09/2017    
EXTRACTUS ITINERANTE - 24/08
Publicado em: 18/08/2017    
REUNIO E PALESTRA GRUPO DE PELE
Publicado em: 16/08/2017    
PALESTRA: COLESTEROL - FATORES DE RISCO E PREVENO
Publicado em: 15/08/2017    
BRECH SOLIDRIO - 10 E 11 DE AGOSTO
Publicado em: 07/08/2017    
 
Notícias
   
  AES DO DIA MUNDIAL DA SEPSE OCORREM NESTA QUARTA-FEIRA
 
 

Dia 13 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Sepse. Para qualificar ainda mais os profissionais envolvidos na assistência, ocorrerá uma ação educativa no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), utilizando materiais informativos como cartazes, camisetas, adesivos e vídeos em parceria com Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS).

A sepse pode ser definida como a resposta orgânica generalizada a uma doença infecciosa, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. Muitos conceitos foram atribuídos à sepse, causando maior dificuldade em sua abordagem de forma rápida e objetiva. 

Manifesta-se em diferentes estágios clínicos de um mesmo processo fisiopatológico, representando um desafio às equipes de saúde no intuito de realizar o pronto reconhecimento de sinais e sintomas e abordagem terapêutica precoce.

A sepse é a principal causa de mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) não-cardiológicas de todo o mundo. No Brasil, estes dados não são conhecidos em sua totalidade e alguns estudos têm sido conduzidos para que se realize este diagnóstico de forma mais objetiva.

Além disso, neste mesmo dia, a UTI Adulto do HE participará do estudo multicêntrico internacional “European Prevalence of Infection in Intensive Care - EPIC III” que tem por objetivo avaliar a prevalência de infecção nas UTIs ao redor do mundo, contribuindo assim para o diagnóstico da situação nacional ligada a esta patologia a qualificação assistencial aos pacientes acometidos por esta enfermidade.

 
 
Localização

Rua Professor Araújo, 538 - Pelotas, RS - Brasil
Fone: (53) 3284-4900

Cadeado